quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amadeo e o modernismo


Amadeo de Souza-Cardoso foi um dos maiores expoentes da arte e da cultura portuguesa do século XX. Não estando integrado em nenhuma escola de arte, descobriu por si o significado do tempo que viveu e sentimos nele o movimento modernista, que conhecemos com Fernando Pessoa, mas também as fronteiras que Picasso explorava com o cubismo.

Amadeo nasceu em Amarante, a 14 de Novembro de 1887. Estudou Belas Artes, em Lisboa e partir de 1906 está em Paris para dar continuidade aos seus estudos. Escolheu o desenho e a pintura como forma de expressão artística.  O contacto com figuras importantes em Paris irá dar-lhe a possibilidade de se tornar uma referência em diferentes exposições internacionais.

Amadeo irá reconstruir uma forma nova de olhar  a pintura. Pelo estudo da cor, pela construção geométrica diversa, na qual redifine as ideias das formas e das perspectivas. Amadeo integrou as vanguardas europeias na arte, tendo tido na época em Portugal um sucesso limitado. O campo das ideias e da cultura não lhe foi favorável e teve poucos apoios públicos. É uma das grandes figuras da História Contemporânea que importa redescobrir continuadamente pelo valor plástico e de pensamento novo que criou.

Sem comentários:

Enviar um comentário