segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Escritor do mês - José Mauro de Vasconcelos


José Mauro de Vasconcelos, que aqui evocamos nos noventa e quatro anos do seu nascimento é o escritor do mês, nas Bibliotecas do Agrupamento. Nasceu no Rio de Janeiro, a vinte e seis de Fevereiro, tendo origens no nordeste brasileiro, conheceu um conjunto de dificuldades económicas que lhe dariam uma atenção muito especial sobre a vida. 

Da sua obra, O Meu Pé de Laranja Lima (publicado em 1968), foi uma das suas grandes narrativas. Este livro no seu próprio tempo foi um sucesso pela sensibilidade com que apresentou os dilemas da existência de uma criança, que também o era de uma sociedade concreta. Se há livros que nos relembram as tardes em que se iniciava a leitura do mundo, nos sabores da distante infância este é um deles. É um autor que nos devolve a procura por um mundo por onde a ternura possa se recriar, apesar das dificuldades da vida.

 De origem humilde, exerceu diferentes profissões em diferentes locais, escritor de grande sensibilidade com uma narrativa simples e original, escreveu entre outros, Banana Brava (1942), Rosinha Minha Canoa (1962), O Palácio Japonês (1969), O Veleiro de Cristal (1973) e O Meu Pé de Laranja Lima. Um autor que merece ser redescoberto, pelo muito que nos pode dar, de horizontes diversos, mas profundamente humanos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário