Chegados aqui e após a respiração dos dias, do entusiasmo às dificuldades diversas, uma colaboração entre o irregular e a empenhada, muitas mensagens, um conjunto significativo de visitantes e sobretudo a mostra de um conjunto de actividades que se tentaram desenvolver. A etiqueta Escrita de palavras (por turma) ou as Leituras na Biblioteca, ou Projectos de Literacia indicam algumas dessas ideias.
Para encerrar penso que o melhor será uma imagem sobre um desses momentos e que desse corpo a essa ideia de entusiasmo e alegria que é incomparável nas crianças. E pareceu-me que a leitura, a partilha de histórias e o encontro nesse espaço que Bachelard um dia disse que seria uma ideia do Paraíso,a Biblioteca, não poderia ser melhor dada do que pelos leitores. Encontrei crianças admiráveis e não indicando nomes o que revelaram entre a imaginação e a criatividade é uma memória de dias nem sempre fáceis.
Este Blogue procurou ser um espelho para reflectir uma comunicação, uma participação pelas ideias, pela sugestão de pensamentos que nos desse a afirmação de conteúdos que passou pelos acontecimentos que podem dar corpo à cidadania. Ser um ponto de ligação entre elementos de diferentes escolas foi esse o propósito desta plataforma. Assim se redigiram os Boletins mensais, a Newsletter, se salientou um autor por mês e uma livro por semana. Fica como ponto menos conseguido que as ideias se concretizassem mais numa Biblioteca ou que nesta difusão de informação não fosse possível integrar outros ciclos.
As ideias e os projectos que por aqui passaram seriam impossíveis de concretizar sem a participação de diferentes elementos da escola e do agrupamento. Estabelecemos com alguns uma relação mais próxima, que foi essencial para a concretização de algumas ideias e iniciativas. Não vale a pena citar nomes, pois haveria sempre o risco de um esquecimento involuntário. A alegria do gostar de fazer, com a determinação e a dedicação às crianças são valores que se reconhecem em muitos dos elementos que foram no fundo a própria Biblioteca.
Sobre a qualidade do que por aqui passou há muitos observadores para o avaliar. Certamente faltou concretizar algumas ideias e projectos pensados no início do ano. A ausência de uma funcionária tira identidade e funcionalidade às Bibliotecas. O estado dos recursos informáticos é lastimável. Seria interessante compreender por que é nas escolas / bibliotecas que integram a escolaridade obrigatória que a situação é mais negativa. Deveria ser o contrário. É sempre possível fazer melhor e esse é o desafio da próxima equipa da Biblioteca, se isso for uma prioridade. Este projecto pode ser continuado por outros. Deixaremos as passwords das diferentes plataformas, se quem continuar lhe quiser dar continuidade.
A terminar gostava de deixar muitas felicidades a todos e que como diz Sophia possamos ainda nos dias à frente ter a possibilidade de "construir a partir do fundamento", em dias de liberdade e afirmação de cada um. Felicidades para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário