A infância como território desconhecido, um tempo imerso numa forma concreta de olhar os dias é sempre um mistério e cada sociedade projetou uma forma diferente de o construir. A ideia de sociedade que vamos tendo é muito o que como comunidade se organiza em redor do tempo das crianças. A memória das sociedades é também essa construção.
Mark Twain, nasceu a 20 de Novembro de 1835, na Florida e é o pseudónimo para Samuel Langhorne Clemens, um dos "pais" do romance americano pelas questões que colocou nas suas obras e pelas temáticas narrativas, com que enquadrou os tempos quaotidianos das suas personagens. As aventuras de Tom Sawyer, ou As Aventuras de Huckleberry Finn dão-nos os tempos de uma infância feita de descobertas, de contato com a natureza num mundo onde a escola parecia uma "prisão" para essa "ideia" de liberdade.
Escritor de grande sucesso, dedicou-se também às sátiras, grande viajante e um curioso pela ciência e tecnologia, teve uma presença assídua junto de figuras marcantes da sociedade americana. Mark Twain deixou-nos em As Aventuras de Huckleberry Finn,uma obra que alguém já considerou como o melhor livro de infância, por essa procura pelo tampo mágico do espanto no olhar, pela descoberta de aventuras constantes, onde o individual se assume como forma diferente de enquadrar o social.
Sem comentários:
Enviar um comentário