sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Iniciar as palavras


"Levanta-te do papel com as palavras. Fecha os olhos e elas saem sozinhas. As palavras são notas, repara. Não penses em nada, abandona-te. O mundo inteiro está dentro de ti." (1)

Palavras encantadas, no sentido de com elas podemos construir os sinais, os tons, as linhas, os sentidos que transportamos no encontro com os outros e com a vida. Elas permitem tecer com a imaginação, com a memória, os espaços que construímos todos os dias, os sonhos que desejamos realizar.

São as palavras que graficamente expressam o nosso quotidiano, revelando a nossa natureza humana. As palavras dão-nos essa imensa possibilidade de expressão, para chegarmos a essa admirável de Lobo Antunes, "estar mais perto do coração da vida".

As palavras são um instrumento para tocar a beleza e a liberdade, o conhecimento antigo das coisas de que falava Sophia. A citação do título do blogue deve-lhe a inspiração, no sentido de que é muito pelos momentos que pelos olhos respiramos os livros, nessa viagem longa, atribulada, inconstante, desconhecida e fascinante que é a vida. Somos conduzidos pelos livros, numa viagem onde podemos acrescentar uma linha, um olhar, um traço, uma palavra à fantástica aventura da vida.Lemos, muito para renascer todas manhãs.

Palavras encantadas é pois um espaço para gerir a comunicação entre várias Bibliotecas, para apresentar ideias, leituras, livros, ilustradores, no sentido de que isso promova o livro e a leitura e a documente como forma criadora. Com o suporte do livro, o papel e o seu cheiro, mas abrindo portas a outras formas de ver as palavras, com o digital também. É um projecto que numa comunidade educativa, por entre diversas bibliotecas, tentar promover uma comunicação de partilha de leituras, opiniões e escritas.